Carlos Cesar Rocha é considerado foragido após ordem de prisão do STF
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, é considerado foragido pela Justiça. O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão domiciliar contra ele, mas a Polícia Federal não o encontrou neste sábado, 27, em seu endereço em São Paulo.
Em outubro, a Primeira Turma do STF condenou Rocha a sete anos e seis meses de prisão por organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, relacionadas à tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Rocha utilizou dados falsos e manipulou informações no laudo que produziu, contratado pelo PL, para questionar as eleições de 2022. A PGR aponta que ele, mesmo sabendo que os dados eram falsos, participou de entrevistas e transmissões ao vivo para difundir a ideia de fraude e incitar a população.
Após a condenação de Rocha, o STF determinou a reabertura da investigação acerca do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, no contexto dessa trama golpista.
Créditos: CartaCapital