Internacional
08:09

Cientistas ganham Nobel de Química por novo tipo de estrutura molecular

Os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química de 2025 pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas, um novo tipo de arquitetura molecular, informou a organização responsável pelo prêmio nesta quarta-feira (8).

Segundo o comunicado oficial, as novas estruturas criadas pelos laureados abrem novas possibilidades para químicos enfrentarem desafios atuais. Essas construções apresentam grandes cavidades que permitem a entrada e saída de moléculas.

Pesquisadores têm aplicado essas estruturas para diversas finalidades, como a coleta de água do ar em regiões desérticas, a extração de poluentes da água, a captura de dióxido de carbono e o armazenamento de hidrogênio.

O Nobel de Química é o terceiro prêmio anunciado nesta semana, seguindo a tradição após as premiações nas áreas de medicina e física.

Estabelecidos pelo testamento do inventor e empresário sueco Alfred Nobel, os prêmios em ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901, com algumas interrupções, principalmente por causa das guerras mundiais.

Alfred Nobel, que era químico, acumulou fortuna com a invenção da dinamite no século XIX, o que financiou o prêmio. O prêmio de economia foi criado posteriormente e é financiado pelo Banco Central da Suécia.

Embora às vezes menos destacado do que os prêmios em física, literatura e paz, o Nobel de Química já reconheceu muitas descobertas de grande impacto, como a fissão nuclear, técnicas de sequenciamento de DNA e pesquisas sobre levedura.

No ano passado, o prêmio de química foi concedido aos americanos David Baker e John Jumper e ao britânico Demis Hassabis pelo trabalho pioneiro na decodificação da estrutura de proteínas e na criação de novas, impulsionando avanços em áreas como o desenvolvimento de medicamentos.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno