CPMI do INSS rejeita convocação de Messias e Leila, aprova Zema e Vorcaro
Nesta quinta-feira, a CPMI do INSS decidiu rejeitar a convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado ao STF, e da presidente do Palmeiras e dona da empresa Crefisa, Leila Pereira. Na mesma sessão, foram aprovadas as convocações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro.
Pedidos de convocação relacionados a outros bancos foram rejeitados pela comissão.
O relator do colegiado, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), afirmou que parlamentares vêm tentando proteger “bancos que meteram a mão no dinheiro do povo”.
Ele destacou que instituições como Santander, PicPay, Crefisa e C6, todas com histórico significativo de reclamações sobre descontos consignados irregulares, foram poupadas por votos que ele classificou como vergonhosos para o Brasil.
Romeu Zema foi convocado para prestar esclarecimentos sobre operações financeiras no período da pandemia. Daniel Vorcaro foi convocado para explicar a relação do Banco Master com o elevado número de queixas relacionadas a crédito consignado, cartão de crédito consignado e reserva de margem consignável (RMC), apontando um padrão de problemas que afeta diretamente consumidores e beneficiários do INSS.
Créditos: veja abril