Notícias
18:09

Defesa Civil do RJ emite alerta de ressaca com buscas por adolescente em Copacabana

A Defesa Civil do Rio de Janeiro enviou nesta quarta-feira um alerta de ressaca para celulares, informando sobre ondas de até 2,5 metros no litoral fluminense, conforme previsão da Marinha do Brasil. O aviso é válido até as 6h de quinta-feira, 1º de janeiro.

Com as praias da capital lotadas para as comemorações de réveillon, os bombeiros realizam buscas por um adolescente de 14 anos desaparecido no mar de Copacabana, especificamente próximo ao posto 2, desde às 11h20. As equipes do 3º Grupamento Marítimo, com apoio aéreo, embarcações e mergulhadores, estão mobilizadas para o resgate.

Além desse caso, durante as buscas, outras duas pessoas foram socorridas depois de serem arrastadas pelo mar. A Defesa Civil e os bombeiros reforçam que a ressaca aumenta o risco de afogamento e recomendam que a população evite o banho no mar, principalmente durante a noite.

O alerta sonoro emitido para o público destaca a importância de acionar o socorro somente por meio do guarda-vidas local ou pelo telefone 193, sem tentar resgatar vítimas por conta própria. Também há sinalização com bandeiras vermelhas para indicar o perigo nas orlas.

O sistema de som do palco principal instalado em Copacabana Palace está emitindo avisos constantes sobre os riscos do banho de mar e orientando a busca de ajuda em caso de emergência. Com o mar agitado, os banhistas têm evitado o mergulho e optam por se refrescar nos chuveiros instalados na areia.

O secretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, Tarciso Salles, reforça a importância da colaboração para a segurança e o respeito às orientações durante esse período, reforçando os cuidados principalmente para crianças, que devem usar pulseiras de identificação.

O tenente-coronel Fabio Contreiras alerta que o mar estará com ondas fortes e correnteza intensa, recomendando que as pessoas mantenham distância da arrebentação durante os rituais de réveillon, como os tradicionais sete pulinhos, a fim de evitar acidentes.

Além dos cuidados no mar, a Defesa Civil recomenda evitar mirantes e pedras próximas ao mar, como no Arpoador e Leblon, e que ciclistas paralisem o uso da ciclovia quando as ondas atingirem a pista.

Também foram registrados ventos fortes na cidade, com rajadas superiores a 50 km/h, além de chuvas que provocaram alagamentos na madrugada desta quarta-feira.

As autoridades enfatizam a necessidade de atenção redobrada em um momento de grande concentração de pessoas e condições adversas no litoral do Rio de Janeiro.

Créditos: O Globo

Modo Noturno