Internacional
09:10

Dinamarca reforça soberania sobre Groenlândia em acordo com OTAN e EUA

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, afirmou nesta quinta-feira que o acordo entre os Estados Unidos e a Otan sobre a Groenlândia não questiona a soberania dinamarquesa sobre o território autônomo. A informação foi confirmada pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte.

Frederiksen declarou que a Otan está plenamente ciente da posição do Reino da Dinamarca e que negociações podem envolver temas políticos como segurança, investimentos e economia, mas a soberania não está em questão. Ela ressaltou que somente a Dinamarca e a Groenlândia têm autoridade para decidir sobre assuntos que afetam ambos.

Durante todo o processo, o governo dinamarquês manteve coordenação com a Groenlândia e diálogo próximo com a Otan. A própria primeira-ministra conversou com Rutte antes e após sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Davos.

“A segurança no Ártico é um tema que envolve toda a Otan, por isso é natural que seja discutido entre o secretário-geral da Aliança e o presidente americano. O Reino da Dinamarca tem trabalhado para que a Otan amplie seu comprometimento na região”, disse Frederiksen.

A Dinamarca busca continuar o diálogo construtivo com seus aliados para fortalecer a segurança no Ártico, incluindo o sistema antimísseis conhecido como ‘Cúpula Dourada’, sempre respeitando a integridade territorial do país, acrescentou a líder dinamarquesa.

Na véspera, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Trump anunciou um acordo “realmente fantástico” com a Otan sobre a Groenlândia, declarando que o texto, ainda em fase avançada de elaboração, será divulgado em breve. Ele ressaltou que o pacto representa um avanço para a segurança nacional e internacional a longo prazo.

A primeira-ministra Frederiksen tem prevista viagem a Londres nesta quinta para se reunir com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e seguirá para Bruxelas para participar de uma cúpula extraordinária da União Europeia que tratará da Groenlândia e dos Estados Unidos.

(Fonte: EFE)

Créditos: Jovem Pan

Modo Noturno