Eduardo Bolsonaro se pronuncia após cassação do mandato na Câmara
Nesta quinta-feira, 18, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou-se após a cassação de seu mandato pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele agradeceu aos eleitores e afirmou que “essa história não acabou”.
Eduardo declarou que perdeu o mandato por “fazer exatamente aquilo que os meus eleitores esperam de mim”. Em vídeo publicado em suas redes sociais, agradeceu a todos que votaram nele e destacou que se tornou o deputado federal mais votado da história do Brasil.
Sobre sua permanência nos Estados Unidos, disse que “valeu a pena” e que conseguiu atingir seu objetivo com as sanções feitas contra o Brasil e ministros do Supremo Tribunal Federal. Complementou afirmando: “Eu jogo para o grupo. Eu tenho certeza que fiz o certo”.
Além de Eduardo Bolsonaro, a Mesa Diretora também cassou o mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), baseou ambas as decisões no mesmo fundamento jurídico.
As cassações foram fundamentadas no artigo 55 da Constituição Federal, que determina a perda do mandato para deputado que faltar a pelo menos um terço das sessões no ano legislativo. Eduardo ultrapassou esse limite pois reside nos Estados Unidos desde março. Ramagem, por sua vez, está foragido nos EUA desde setembro e foi condenado a 16 anos de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado.
Créditos: CartaCapital