Internacional
13:06

Embaixada dos EUA critica ministro Moraes após prisão de Bolsonaro

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nas redes sociais uma mensagem criticando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A declaração, escrita pelo vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, acusa Moraes de trazer “vergonha e descrédito” ao Brasil. A embaixada traduziu e compartilhou essa mensagem na noite posterior ao ocorrido.

O texto traduzido aponta ainda que Moraes é um indivíduo que “não reconhece limites para seu poder”. “Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder”, afirma parte da publicação.

O comunicado também expressa que os EUA estão “profundamente preocupados” e classificam a prisão como um “ataque ao Estado”. A mensagem de Landau ainda considera a prisão “provocativa e desnecessária”, destacando que Bolsonaro estava sob vigilância e com restrições de comunicação.

A Embaixada republicou críticas de outros secretários americanos ao ministro Moraes pelo menos duas vezes. Em uma delas, traduziu um texto do Secretário de Estado Marco Rubio, que afirmou que o Brasil vivencia “perseguições políticas”. Em outra, compartilhou uma mensagem do subsecretário Darren Beattie, que alegou que Moraes violava direitos humanos.

Por sua vez, o então presidente Donald Trump comentou pouco sobre a prisão de Bolsonaro, limitando-se a dizer ser “uma pena” e afirmando não estar sabendo do fato ao ser questionado por jornalistas na Casa Branca.

Créditos: UOL

Modo Noturno