Economia
21:04

Estudo aponta que 36% das bebidas no Brasil são falsificadas, afirma Fhoresp

Um estudo realizado pela Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo) revela que 36% das bebidas vendidas no Brasil são falsificadas. O levantamento divulgado em abril indica que, em 2024, houve um aumento de 9% na comercialização ilegal de bebidas em comparação ao ano anterior.

A pesquisa alerta que, caso não ocorram mudanças substanciais na fiscalização ou redução da carga tributária, a tendência para 2025 é que o volume de vendas ilícitas se mantenha, especialmente se persistirem as dificuldades econômicas ou alta tributação.

Recentemente, a questão sobre a procedência das bebidas alcoólicas ganhou atenção devido a casos suspeitos de intoxicação por metanol, inclusive com algumas mortes.

No Estado de São Paulo, foram confirmados cinco casos de intoxicação, enquanto outros 17 permanecem em investigação.

Na terça-feira, 30 de setembro de 2025, a vigilância sanitária fechou o bar Ministrão, localizado na região dos Jardins, um bairro nobre da capital paulista, após uma cliente relatar perda de visão após consumir bebida alcoólica no local.

Na quarta-feira, 1º de outubro, a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação de fiscalização em supermercados e adegas suspeitos de comercializar bebidas adulteradas com metanol. Na Bela Vista, região central da cidade, foram vistoriados o BBR Supermercado e a BB Bebilar Bebidas, apontada como uma das fornecedoras do bar Ministrão.

Créditos: Poder360

Modo Noturno