EUA Apreendem Navio Panamenho Com Petróleo Venezuelano em Águas Internacionais
A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu um navio petroleiro de bandeira panamenha que transportava petróleo venezuelano em águas internacionais próximas à Venezuela no sábado, 20 de dezembro de 2025, com apoio do Pentágono.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou a operação realizada antes do amanhecer. Ela informou que o petroleiro, que havia atracado pela última vez na Venezuela, foi interceptado durante uma ação que visa combater o transporte ilícito de petróleo sancionado que financia o narcoterrorismo na região. Kristi Noem agradeceu aos membros da Guarda Costeira envolvidos na operação.
O Departamento de Segurança Interna também divulgou a informação em seu perfil no X, afirmando que a interceptação do navio-tanque Centuries aconteceu em uma operação rápida coordenada com o Departamento de Guerra dos EUA, destacando a eficácia das forças armadas e da polícia federal norte-americana nos mares.
Esta é a segunda apreensão de um navio próximo à Venezuela realizada pelos EUA em dezembro. A primeira ocorreu em 10 de dezembro, quando o petroleiro Skipper, sancionado pelas relações com o Irã, foi interceptado.
A ação ocorre num momento de intensificação da pressão dos EUA sobre o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, incluindo o deslocamento de soldados e de um porta-aviões para o Caribe.
O governo venezuelano repudiou as ações americanas, classificando-as como “roubo descarado” e “pirataria internacional”. Maduro declarou que continuará defendendo a soberania e os interesses do país.
Créditos: Poder360