EUA congelam emissão de vistos para 75 países, incluindo Brasil
O governo dos Estados Unidos pausou a emissão de vistos para 75 países, entre eles o Brasil, segundo informações da Fox News.
Uma nova diretriz do Departamento de Estado americano pode dificultar a concessão de vistos para estrangeiros que tenham certas condições médicas, como obesidade ou diabetes.
A medida começou a valer a partir de 21 de janeiro, sem previsão de término.
Ainda não está claro se os vistos para turismo serão afetados.
Segundo a Fox News, a orientação indica aos funcionários consulares que neguem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, considerando fatores como saúde, idade, conhecimento da língua inglesa, situação financeira e necessidade de cuidados médicos prolongados.
Representantes americanos informaram à Associated Press que a mudança se aplica aos vistos para quem deseja permanecer por períodos mais longos no país, de modo que vistos temporários, como os turísticos, provavelmente não serão afetados.
O Departamento de Estado confirmou a suspensão na emissão de vistos em sua conta na rede social X, sem maiores detalhes sobre quais vistos estão abrangidos.
Além do Brasil, 74 outros países estão incluídos na medida, entre eles Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia.
O objetivo da mudança é garantir que os imigrantes não precisem recorrer a auxílios públicos do governo americano após sua entrada no país.
Créditos: Globo