EUA lançam operação contra narcoterroristas e fortalecem alianças na América do Sul
Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira (13) uma operação denominada “Lança do Sul”, indicada pelo secretário de Guerra americano — atual título do Pentágono — com o objetivo de combater “narcoterroristas” no hemisfério ocidental.
Um dia antes, altos oficiais dos EUA apresentaram ao presidente Donald Trump alternativas militares para a Venezuela, país que os Estados Unidos qualificam como um “regime narcotraficante”. O anúncio da operação ocorreu simultaneamente a reuniões do governo americano com Brasil e Argentina, focadas em temas comerciais.
O encontro com o Brasil não trouxe anúncios detalhados sobre os assuntos tratados. O ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, que participou da reunião, afirmou que os americanos se comprometeram a responder em breve à solicitação brasileira para suspender tarifas enquanto as negociações bilaterais de comércio avançam. Já a conversa com a Argentina resultou na divulgação de um acordo voltado para comércio e investimentos entre os dois países.
Donald Trump e Javier Milei declararam que a aliança entre Estados Unidos e Argentina é estratégica e baseada em valores políticos compartilhados.
O que foi anunciado em Washington deve ser analisado em conjunto: a operação “Lança do Sul”, as conversas com o Brasil e o acordo anunciado com a Argentina. O ponto comum é a existência de objetivos políticos e geopolíticos dos Estados Unidos, que prevalecem sobre outras considerações, mesmo que, em algumas situações, tarifas possam ser reduzidas.
Créditos: CNN Brasil