EUA orientam cidadãos a deixarem o Irã imediatamente por terra
A embaixada virtual dos Estados Unidos no Irã aconselhou os americanos a saírem do país imediatamente diante da intensificação dos protestos contra o regime iraniano e das ameaças de intervenção de Washington.
A recomendação destaca que a saída deve ocorrer por vias terrestres.
O alerta foi emitido após o presidente Trump anunciar, na segunda-feira (12), tarifas de 25% sobre qualquer país que mantenha negócios com o Irã. O Brasil está na lista dos parceiros comerciais iranianos e pode ser impactado por essa medida.
Observadores de direitos humanos indicam que os protestos históricos contra o regime dos aiatolás no Irã já causaram mais de 600 mortes e detiveram milhares de pessoas.
Nesta segunda-feira, a ONG Iran Human Rights (IHRNGO), sediada nos EUA, informou que o número de manifestantes mortos chegou a 648 desde o início dos protestos, ocorridos há duas semanas, e quase 10 mil foram presos, enfrentando risco de execução pelas autoridades.
Desde 1979, quando o regime dos aiatolás assumiu o poder, os EUA e o Irã não mantêm relações diplomáticas oficiais. Porém, Washington opera uma embaixada virtual para comunicar-se com seus cidadãos no Irã.
Créditos: Gazeta do Povo