EUA removem tarifa extra de 40% sobre produtos agrícolas do Brasil
Os Estados Unidos anunciaram recentemente a retirada da tarifa adicional de 40% que incidia sobre parte dos produtos agrícolas importados do Brasil. Essa medida, divulgada no site da Casa Branca, modifica o Decreto Executivo 14323 e vale para mercadorias que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro.
No documento, o presidente Donald Trump explica que a revisão aconteceu em virtude de avanços iniciais nas negociações bilaterais com o Brasil. “Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323”, afirma o texto.
Trump destaca que parte das importações agrícolas brasileiras deixará de sofrer a alíquota extra em razão desse progresso inicial nas conversas. Ele determina que determinados produtos agrícolas estarão isentos dessa tarifa adicional.
Além disso, o governo dos EUA indicou que reembolsos serão feitos para importadores que já pagaram o tributo extra, seguindo a legislação e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.
Para contextualizar, após adotar uma tarifa geral de 10% para quase todos os países, o governo Trump aplicou ao Brasil uma sobretaxa específica de 40%, totalizando 50% sobre determinados itens. Com a nova ordem executiva, essa sobretaxa de 40% foi eliminada, revertendo a decisão anterior que impactava negativamente, especialmente, as exportações de café para o mercado americano.
Créditos: veja.abril