Europa e Brasil avançam em acordo estratégico sobre lítio e terras raras
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou nesta sexta-feira (16) a consolidação da parceria estratégica entre Europa e Brasil, assinada há 20 anos, que está sendo reforçada pelo acordo Mercosul-UE.
Ela celebrou o progresso rumo a um importante acordo político entre Europa e Brasil sobre matérias-primas críticas.
“O acordo Mercosul-UE ampliará oportunidades inéditas, com acesso mútuo a mercados estratégicos, regras claras e cadeias de suprimento que se tornarão verdadeiras rotas para investimentos”, afirmou durante discurso no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre a parceria, von der Leyen mencionou avanços para formalizar cooperação em projetos de investimento conjunto em lítio, níquel e terras raras, ressaltando que isso é essencial para as transições digital e energética limpa.
Ela enfatizou que a Europa manterá padrões elevados de transparência e respeito ambiental, garantindo que as comunidades locais sejam as maiores beneficiadas, caracterizando uma relação vantajosa para todos, conforme o modelo europeu de negócios.
Créditos: CNN Brasil