Internacional
04:04

Europa propõe alternativa ao plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Alemanha, França e Reino Unido apresentaram uma contraproposta ao plano dos Estados Unidos para encerrar a guerra entre Ucrânia e Rússia, conflito que se iniciou em 2014 e se agravou com a invasão russa em 2022.

A proposta europeia foi desenvolvida durante as conversas entre EUA e Ucrânia realizadas na Suíça, no domingo (23). Representantes dos três países europeus passaram a dialogar com americanos e ucranianos acerca do plano de paz.

Os europeus sugerem que as negociações sobre a cessão territorial tenham início na atual linha de contato do conflito, ao invés de reconhecer preliminarmente determinadas áreas da Ucrânia, como as províncias do Donbass, no leste e fronteira com a Rússia, como território russo, conforme proposto pelos EUA.

Na versão inicial apresentada à Ucrânia, os Estados Unidos propuseram limitar o efetivo militar ucraniano a 600 mil soldados. Já Alemanha, França e Reino Unido defendem um teto de 800 mil soldados em tempos de paz.

O documento europeu também recomenda que os EUA ofereçam à Ucrânia uma garantia de segurança similar ao previsto no artigo 5 do Tratado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que estabelece que um ataque a qualquer país-membro deve ser considerado um ataque a todos, podendo resultar em resposta conjunta, inclusive militar.

Após o encontro em Genebra, Estados Unidos e Ucrânia publicaram uma nota conjunta qualificado as conversas como “construtivas” e afirmando que o plano foi “atualizado e refinado”.

“Ucrânia e Estados Unidos concordaram em continuar o trabalho intensivo em propostas conjuntas nos próximos dias, mantendo contato direto com os parceiros europeus conforme o processo avança”, diz o comunicado.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno