Economia
16:04

Fazenda avalia criar delegacia da Receita para combater lavagem de dinheiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quinta-feira que a pasta está avaliando a criação de uma delegacia dentro da Receita Federal com foco no combate à lavagem de dinheiro. A iniciativa surge após operações conjuntas da Receita, órgãos policiais e outras autoridades que identificaram o uso de estabelecimentos legais por organizações criminosas.

“Já existe uma decisão para transformar isso em uma delegacia da Receita Federal, que contará com equipe dedicada a investigações aprofundadas desse tipo”, declarou Haddad em entrevista na sede da Fazenda. Ele ainda explicou que o processo está sendo encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para autorização, e o procedimento deve ser finalizado nas próximas semanas.

Na quinta-feira, foi deflagrada a operação “Spare”, que é uma continuidade da investigação que começou no final de agosto com a operação “Carbono Oculto”, voltada a fraudes no setor de combustíveis e suspeitas de ligação com facções criminosas atuando em empresas financeiras.

Segundo a Receita Federal, os suspeitos utilizavam postos de combustíveis, empreendimentos imobiliários, motéis e lojas de franquia em cidades de São Paulo como meios para lavar dinheiro, ocultar patrimônio e sonegar impostos. O grupo teria movimentado mais de R$ 4,5 bilhões entre 2020 e 2024, pagando somente R$ 4,5 milhões em tributos federais.

Créditos: Infomoney

Modo Noturno