Política
22:08

Filhos de Jair Bolsonaro criticam Michelle após ataque ao PL e Ciro Gomes

Nesta segunda-feira (1º), os quatro filhos de Jair Bolsonaro criticaram publicamente a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O episódio ocorreu depois que Michelle fez críticas à articulação do PL com o ex-governador Ciro Gomes para a disputa ao Senado no Ceará em 2026, durante um comício em Fortaleza.

Michelle apontou para o deputado André Fernandes (PL-CE), um dos responsáveis pela aproximação com Ciro, afirmando que a aliança foi “precipitada”. Ela disse: “É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”.

A razão da reação de Michelle está no fato de Ciro Gomes ter sido adversário direto e crítico frequente de Jair Bolsonaro. Após o comentário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou ao portal Metrópoles que Michelle “atropelou” o marido ao contestar a aliança publicamente. Ele destacou que o presidente Bolsonaro havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará, e considerou a atitude da ex-primeira-dama autoritária e constrangedora.

Carlos Bolsonaro reforçou o posicionamento de Flávio, afirmando a necessidade de união e respeito à liderança do pai. Jair Renan Bolsonaro, o filho caçula, republicou a mensagem de Carlos.

Quase uma hora depois, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) classificou a fala de Michelle como “desrespeitosa” e injusta em relação a André Fernandes, ressaltando que a decisão foi definida por seu pai e que André não poderia ser criticado por obedecer ao líder.

Em resposta, André Fernandes afirmou que não teria feito críticas públicas semelhantes, mas retrucou que, se a esposa do presidente considera que houve um erro, ele acredita que a aliança precipitada foi do próprio marido dela. Fernandes também declarou que a articulação com Ciro Gomes teve o aval de Jair Bolsonaro e de Carlos Bolsonaro, após uma reunião realizada em 29 de maio deste ano, na qual o presidente autorizou o contato com Ciro Gomes e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, concordou com a aliança.

Créditos: g1

Modo Noturno