Fim de semana com temporais e chuvas fortes em várias regiões do Brasil
O primeiro fim de semana de novembro deve apresentar tempo instável e sensação de abafamento em diversas regiões do Brasil, conforme previsão da Climatempo. A combinação entre áreas de baixa pressão e a presença de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera ocasionará instabilidades típicas da primavera.
No sábado (1º), a atuação dessas condições intensifica as instabilidades no Paraná e Santa Catarina, com pancadas de chuva que se fortalecem ao longo do dia, oferecendo risco de temporais, raios e ventos fortes, especialmente no norte e centro do Paraná. No Rio Grande do Sul, o tempo estará mais firme no interior, porém com chuvas isoladas no litoral e calor à tarde.
No domingo (2), o alerta para temporais permanece no Paraná, com chuvas intensas e volumes elevados em pouco tempo. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a instabilidade se amplia, com chuvas moderadas a fortes em diversas áreas. Assim, o fim de semana será de instabilidade e abafamento em todos os estados da região.
Para o interior de São Paulo, no sábado, são previstas pancadas de chuva desde a manhã, que aumentam à tarde, com risco de temporais. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão chuvas isoladas a partir da tarde, acompanhadas de raios e trovoadas. No domingo, as instabilidades se fortalecem sobre São Paulo, Minas e Rio, com risco de temporais e rajadas de vento, enquanto no Espírito Santo a chuva será mais passageira e de fraca intensidade.
Em São Paulo (capital), no sábado, a temperatura mínima será de 15 °C e a máxima de 27 °C, com pancadas de chuva, raios e risco de temporais à tarde, além da sensação de abafamento. No domingo, a mínima será 17 °C e a máxima 22 °C, com chuva persistente e acumulados expressivos em alguns bairros.
Na região Centro-Oeste, o sábado terá chuvas intensas e temporais generalizados, iniciando cedo no Mato Grosso do Sul e se estendendo a Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. No domingo, o tempo segue instável, com risco de acumulados elevados principalmente no sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, mantendo a sensação de abafamento.
No Nordeste, enquanto o sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia registrarão pancadas fortes e isoladas, o interior da região permanecerá com calor intenso e baixa umidade. Na faixa litorânea, a umidade marítima provocará chuvas rápidas e passageiras.
Na região Norte, as instabilidades estarão ativas sobre Tocantins, Pará, Roraima e Amazonas, com ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados. Acre e Rondônia terão chuvas pontuais, e o Amapá apresentará tempo firme na maior parte do dia, com precipitação leve apenas no norte do estado.
Créditos: Canal Rural