Fim de semana com temporais, vento forte e frio em Santa Catarina
No sábado, Santa Catarina terá um dia com sol predominante e temperaturas em elevação rápida. À tarde, a combinação do calor com a chegada de uma frente fria propicia o surgimento de temporais isolados, acompanhados por raios, ventos intensos e granizo.
Os temporais começam no início da tarde nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e avançam para outras regiões do estado ao longo do dia. À noite, espera-se que as instabilidades enfraqueçam, com o retorno do tempo firme em todo o território catarinense.
Com a frente fria, o vento muda para o quadrante Sul já no começo da tarde, com velocidade média entre 30 e 40 km/h. As rajadas variam entre 50 e 70 km/h, podendo ultrapassar 80 km/h nas regiões costeiras.
Esses temporais e ventos fortes aumentam o risco de alagamentos, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores, especialmente no litoral.
A elevação das temperaturas no sábado à tarde atinge quase 30°C na maior parte do estado, sendo ainda mais altas no Litoral Norte, Sul e Vale do Itajaí, com máximas superiores a 34°C.
No decorrer da tarde, o vento sul se intensifica, provocando queda nas temperaturas em todas as áreas, com maior efeito na Serra. Nas demais regiões, o declínio térmico ocorre principalmente à noite.
A força dos ventos do sul também eleva o risco de alagamentos costeiros. O mar ficará agitado, com ondas de até 4 metros no Sul, 3,5 metros na Grande Florianópolis e 3 metros no Litoral Norte, permanecendo assim até a manhã de segunda-feira.
Na madrugada de domingo, as rajadas ainda persistem nas regiões costeiras, mas tendem a enfraquecer com o deslocamento da frente fria para o alto-mar.
Durante este período, há possibilidade de alagamentos costeiros em todo o litoral catarinense, principalmente entre 2h e 5h da manhã, quando ocorre a elevação do nível do mar.
O principal destaque do domingo será a queda nas temperaturas durante a madrugada e manhã, causada pela frente fria. As mínimas podem atingir 5ºC na Serra e 14ºC nas demais regiões.
À tarde, as temperaturas sobem, mas as máximas não ultrapassam os 28ºC.
A Defesa Civil emitiu orientações para a população diante das condições de mau tempo e disponibilizou os telefones 193 para o Corpo de Bombeiros e 199 para a Defesa Civil.
Com a brusca queda de temperatura prevista para a noite de sábado, a orientação é para que se tenha cuidado especial com grupos vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas doentes e em situação de rua.
Créditos: g1