Esporte
09:06

Flamengo renova contrato do técnico Filipe Luís até 2027

Após uma negociação prolongada, o Flamengo acertou a renovação do contrato do técnico Filipe Luís e sua comissão técnica a três dias do fim do acordo vigente. O treinador, que terá um aumento salarial, firmou um vínculo válido por dois anos, até o fim de 2027.

O Flamengo comemorou a continuidade na sua rede social: “A história NÃO vai parar de ser escrita. Ele fica até 2027!”

Essa renovação permite que o Flamengo dê sequência ao seu planejamento para 2026. Filipe Luís já vinha participando das decisões, mas a negociação esticada causou desgaste e pessimismo no clube, levando a diretoria a suspender saídas de jogadores enquanto aguardava a definição do técnico. O Flamengo chegou a considerar três opções para substituição: Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta, mas priorizou um acordo com Filipe Luís e sua equipe.

O diretor executivo de futebol do Flamengo, José Boto, afirmou que o acordo foi possível graças ao desejo de continuidade e à disposição de ambas as partes para chegar a um consenso que fosse equilibrado e sustentável, atendendo ao técnico e às políticas de governança da instituição.

As conversas começaram no primeiro semestre e foram intensas nos últimos dias para superar o principal impasse financeiro. O clube flexibilizou pontos como bonificações e multa rescisória para garantir a permanência do treinador.

Desde que assumiu o Flamengo em outubro de 2024, após a saída de Tite, Filipe Luís recebia o menor salário entre os técnicos da Série A, que será significativamente aumentado com o novo contrato.

O treinador encerrou a temporada valorizado pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores, além da boa campanha na Copa Intercontinental. A continuidade do seu trabalho era do interesse de ambas as partes, e ele já participava do planejamento para 2026.

Apesar de ter interesse em trabalhar na Europa, Filipe Luís entende que não é o momento ideal para uma transferência, por conta da janela menos ativa no futebol europeu e da falta das credenciais exigidas pela Uefa.

Atualmente, o treinador está de férias na Europa. O plantel do Flamengo se reapresenta na segunda quinzena de janeiro, focado no Campeonato Carioca, Brasileirão e Supercopa, cujo primeiro título da temporada será disputado contra o Corinthians em 24 de janeiro.

Créditos: ge

Modo Noturno