Foguete será lançado ao espaço a partir do RN, anuncia FAB
Veículo de sondagem VS30 V15 será lançado na próxima semana e outro é previsto para o segundo semestre de 2025.
Foguete mede quase 8 metros e pesa 1,5 tonelada; 900 kg são apenas de combustível sólido.
Reativação de atividade na Grande Natal poderá aliviar demanda da base de Alcântara (MA), segundo a FAB.
Um foguete será lançado ao espaço em novembro a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, segundo anunciou a Força Aérea Brasileira (FAB).
O veículo de sondagem será enviado ao espaço no dia 29 de novembro, na primeira fase da Operação Potiguar.
Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O foguete modelo VS30 V15, de quase oito metros de comprimento e 1,5 tonelada será lançado para treinar os técnicos do centro, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade.
Já na segunda fase, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, a Barreira do Inferno vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, que poderá ter experimentos embarcados.
Segundo a FAB, com a reativação de lançamento de foguetes na Barreira do Inferno, o país poderá reduzir a demanda por lançamentos no centro de Alcântara (MA), que já possui 85% de sua capacidade empenhada para 2025.
“Com foco em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, o CLBI (Centro de Lançamento Barreira do Inferno) coleta dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento de veículos e cargas úteis. A operação representa um salto para a organização potiguar, que reativará sua capacidade de atuar com lançamentos suborbitais e poderá concorrer às demandas de mercado do segmento”, informou a FAB.
O VS30 V15 é um foguete de sondagem não-guiado e lançado por meio de um trilho. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, o veículo é composto por um estágio propulsivo com quase uma tonelada de combustível sólido e pela plataforma suborbital de microgravidade (PSM).
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno foi criado em 1965, mesmo ano em que foi realizado o lançamento do primeiro foguete a partir de Parnamirim. Mais de três mil lançamentos ocorreram nas plataformas do centro, divididos em 717 operações. Nos últimos anos, no entanto, o centro se manteve focado apenas em atividades de rastreamento.
Fonte: G1 RN
Foto: Sargento Mônica/FAB/DivulgaçãoEntrada do Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Sargento Mônica/FAB/Divulgação