Forças Armadas venezuelanas reafirmam apoio a Maduro amid tensão com EUA
As Forças Armadas da Venezuela emitiram nesta quarta-feira (17) uma nota na qual reafirmam sua lealdade ao presidente Nicolás Maduro, declarando que não se sentem intimidadas pelas ameaças feitas por Donald Trump. No dia anterior, o presidente dos Estados Unidos instituiu o bloqueio de petroleiros sancionados ao redor da Venezuela, intensificando a escalada de tensões na região.
O governo venezuelano classificou esta ação como uma ameaça irracional. O cerco por parte de Washington, que agora foca em um setor crucial da debilitada economia venezuelana, tem gerado reações na América do Sul. O presidente brasileiro Lula e o colombiano Gustavo Petro têm feito apelos pelo diálogo, enquanto o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, afirmou apoiar “qualquer situação” que ponha fim ao que ele denominou como narcoditadura.
A eleição de Kast no último fim de semana representa uma guinada política para o Chile e equilibra a divisão política do continente, que possui lideranças tanto de esquerda quanto de direita. Nesta semana, o presidente da Argentina, Javier Milei, publicou novamente uma imagem que associa países de governo de esquerda a favelas e países de direita a cidades futurísticas.
O podcast Café da Manhã, exibido nesta quinta-feira (18), discute a nova fase da escalada militar dos Estados Unidos contra a Venezuela e analisa a correlação de forças e alianças na América Latina. O programa conta com entrevista da colunista da Folha Sylvia Colombo, historiadora e jornalista especializada em assuntos latino-americanos.
O episódio, que é disponibilizado pelo Spotify — parceiro da Folha para streaming de música, podcast e vídeo — pode ser ouvido clicando-se no link acima ou pelo aplicativo gratuito do serviço, mediante cadastro.
Café da Manhã é um programa diário, lançado de segunda a sexta-feira no início do dia. Os jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon apresentam o podcast, que conta com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer e edição de som realizada por Lucas Monteiro e Thomé Granemann.
Créditos: Folha de S.Paulo