Política
10:06

Generais condenados pela trama golpista cumprem pena em unidades militares com hierarquia inferior

Com o início do cumprimento das penas dos condenados pela trama golpista, os generais e ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) foram presos no Comando Militar do Planalto. Essa unidade é o único comando militar de área comandado por um general de três estrelas, patente inferior às duas estrelas dos militares condenados, que têm quatro estrelas, a mais alta patente do Exército.

Localizado no Setor Militar Urbano, no centro de Brasília, o Comando Militar do Planalto é chefiado pelo general de três estrelas João Felipe Dias Alves, que assumiu recentemente o cargo. Embora seja incomum a detenção de um oficial em uma organização comandada por um militar de patente inferior, essa decisão foi tomada por se considerar inadequada a prisão no Quartel General do Exército.

O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (26), às 14h30, na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal. A do almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) ocorrerá às 13h na Estação Rádio da Marinha, em Brasília.

Já o ex-ministro da Justiça Anderson Torres terá sua audiência às 13h30, no presídio da Papuda, também em Brasília. Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira serão ouvidos às 14h e 15h, respectivamente, no Comando Militar do Planalto. O general Braga Netto terá audiência às 15h30, na Vila Militar, no Rio de Janeiro.

Heleno e Paulo Sérgio estão alojados em salas de Estado-Maior — pequenos quartos com frigobar, cama, cadeira, TV, estante e banheiro, localizados ao lado dos gabinetes dos generais. Para acomodá-los, foi necessário realocar dois oficiais que ocupavam esses gabinetes.

Além deles, o almirante Almir Garnier foi preso na terça-feira em uma unidade militar e cumprirá pena na Estação Rádio da Marinha, em Santa Maria, cerca de 25 km do centro de Brasília, um dos centros de inteligência da Força Marítima, embora detalhes das instalações não tenham sido divulgados.

O general Braga Netto já estava preso preventivamente desde dezembro de 2024 no Comando da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, Rio de Janeiro, local que possui cama, televisão, frigobar, mesa de trabalho e banheiro privativo.

Apesar de sua patente, Jair Bolsonaro cumpre sua pena na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, onde permanece desde o último sábado (22), após tentativa de violar sua tornozeleira eletrônica.

Anderson Torres está detido na “Papudinha”, o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, na entrada do Complexo Penitenciário da Papuda, local destinado principalmente à detenção de policiais, equipado com beliches, banheiros privativos e antessala com frigobar e mesa para refeições.

Dois dos oito condenados do núcleo central da trama golpista permanecem soltos. Ramagem fugiu para Miami antes da ordem de prisão, onde está com sua família. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e colaborador premiado, recebeu pena de dois anos em regime aberto, está proibido de deixar o país e deve cumprir medidas judiciais semanais no Distrito Federal.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno