Política
18:03

Hugo Motta repete estratégia de Eduardo Cunha para reverter votação na Câmara

Hugo Motta utilizou uma tática semelhante à do ex-deputado Eduardo Cunha ao forçar uma nova votação na Câmara depois de ter sido derrotado, aplicando uma emenda aglutinativa.

Assim como Cunha fez em 2015, Motta conseguiu reverter a decisão inicial sobre o voto secreto em processos contra parlamentares. Essa manobra se refletiu na aprovação da mudança na PEC da Blindagem.

No passado, em julho de 2015, Eduardo Cunha sofreu uma derrota ao tentar aprovar a redução da maioridade penal para 16 anos, obtendo 303 votos favoráveis, cinco a menos do que o necessário para a alteração da Constituição.

No dia seguinte, Cunha arquitetou uma emenda aglutinativa para levar o tema novamente ao plenário. Nesta nova votação, conseguiu 323 votos favoráveis e o texto foi aprovado.

Nesta quarta-feira, Motta adotou a mesma estratégia. Após o plenário rejeitar o voto secreto para autorizar processos criminais contra parlamentares, ele apresentou uma emenda aglutinativa, tentou a votação novamente e conseguiu incluir a alteração na PEC da Blindagem.

Créditos: O Globo

Modo Noturno