Internacional
10:07

Incêndio em conjunto residencial em Tai Po, Hong Kong, causa pelo menos 13 mortes

Ao menos 13 pessoas morreram em um incêndio que atingiu várias torres de um complexo residencial no distrito norte de Tai Po, em Hong Kong, na quarta-feira (26). Nuvens densas de fumaça cinza podiam ser vistas enquanto as equipes de emergência trabalhavam para controlar o fogo.

O porta-voz Chou Wing-yin informou em coletiva que os bombeiros resgataram 28 vítimas, com nove mortes confirmadas no local. Seis pessoas foram hospitalizadas em estado grave, e quatro morreram posteriormente. Ainda não foi divulgado o motivo do incêndio.

De acordo com a emissora pública RTHK, diversas pessoas ficaram presas dentro dos edifícios e alguns bombeiros ficaram feridos durante o combate às chamas.

O Corpo de Bombeiros comunicou que o fogo começou em Wang Fuk Court, um complexo habitacional em Tai Po que conta com oito blocos e quase 2.000 unidades residenciais, situado próximo à fronteira do território autônomo chinês com o restante da China.

Segundo a agência Reuters, citando sites imobiliários, Wang Fuk Court é parte de um programa governamental de subsídio para habitação e está ocupado desde 1983.

Algumas torres do complexo têm andaimes feitos de bambu em sua parte externa, o que pode ter facilitado a propagação do fogo. Hong Kong é um dos poucos lugares ainda a utilizar essa planta para estruturas de construção, mas o governo anunciou em março deste ano o início da eliminação gradual desse método por questões de segurança.

O Departamento de Transportes de Hong Kong informou que uma seção da rodovia de Tai Po foi fechada devido ao incêndio e os ônibus estão sendo desviados.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno