Notícias
15:09

Incêndio em reator da subestação de Bateias causa apagão no Brasil

O apagão que atingiu todas as regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14) teve como causa um incêndio em um reator na subestação de Bateias, operada pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). Essa instalação está localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

A subestação de Bateias é a segunda maior da Copel no Paraná, com uma potência total de 1.500 MVA distribuída em oito transformadores. A maior é a subestação de Cascavel Oeste, que tem 1.800 MVA. A subestação de Bateias atende aproximadamente 80 mil unidades consumidoras na região.

Essa unidade tem a função de ajustar a tensão da eletricidade oriunda das usinas geradoras, preparando-a para transmissão e consumo. Para isso, utiliza transformadores que elevam ou reduzem a tensão, reduzindo as perdas de energia.

De acordo com a Copel, o incêndio ocorreu em um reator de uma linha de transmissão que pertence e é operada por Furnas. A empresa afirmou que nenhum equipamento da Copel ou de outras companhias instaladas na subestação sofreu danos com o incidente.

Em janeiro deste ano, a Copel recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ampliar a capacidade da subestação de Bateias. Com um investimento de cerca de R$ 32 milhões, será instalado um novo transformador de 150 MVA, com previsão de conclusão das obras até janeiro de 2028.

Créditos: Gazeta do Povo

Modo Noturno