Economia
15:08

Incêndio em subestação no PR provoca apagão nacional e interrompe energia

Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão impactou todas as regiões do país devido a um incêndio em uma subestação localizada no Paraná.

Esse incidente causou uma interrupção no fluxo de energia em alguns estados, com a necessidade de realocação das cargas de energia. Quase todo o Brasil é atendido pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que gerencia a transmissão de energia entre as diversas regiões.

O incêndio ocorreu na subestação de Bateias, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR), que opera com tensão de 500 kV, considerada extra-alta, utilizada para transmitir grandes quantidades de energia a longas distâncias com perdas mínimas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por ser uma subestação estratégica, o incidente gerou uma interrupção de grande porte na transmissão. Para evitar uma falha ainda maior, o sistema de transmissão, operado de forma quase automatizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), efetuou cortes programados no fornecimento.

O ministro ressaltou que o problema está na infraestrutura de transmissão da energia, diferentemente dos apagões anteriores em 2001 e 2021, que foram causados por falta de energia e planejamento. Atualmente, o cenário conta com oferta suficiente de energia.

O sistema elétrico nacional depende do equilíbrio entre a geração e a demanda elétrica. Um incêndio dessa magnitude provoca desequilíbrio, pois uma fonte importante de geração fica comprometida, levando o sistema a promover cortes automáticos no fornecimento para restabelecer o equilíbrio.

Após essa medida, iniciou-se a recomposição gradual das cargas e a retomada do fornecimento em todas as regiões afetadas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o retorno à normalidade ocorreu de forma controlada e rápida. Até 1h30 da manhã, todas as cargas de energia das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já haviam sido restabelecidas.

A pasta também destacou que o tempo necessário para a recomposição do fornecimento neste evento foi inferior a outros apagões de igual magnitude registrados no Sistema Interligado Nacional.

Créditos: g1

Modo Noturno