Notícias
06:06

Inmet emite 11 alertas de chuvas intensas e calor em 19 estados do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira, 30, onze alertas referentes a chuvas intensas, tempestades e ondas de calor acima da média que atingem 19 estados brasileiros. Apenas Acre, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará não foram contemplados.

Dois alertas de calor acima da média foram publicados. O alerta vermelho vale até as 18h desta terça e cobre quase todo o estado de São Paulo, além do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, sul e oeste de Minas Gerais, leste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Nestas regiões, as temperaturas permanecem 5ºC acima da média por mais de cinco dias.

Um segundo alerta de onda de calor, de nível laranja, foi emitido para o centro do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de parte de Goiás, onde o calor permanece por até três dias.

Quanto às chuvas, o Inmet emitiu dois alertas vermelhos para o litoral de Santa Catarina e do Paraná, com precipitações que podem superar 60 mm/h ou ultrapassar 100 mm/dia. O instituto destaca o grande risco de alagamentos severos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas de risco dessas localidades.

Além disso, há quatro alertas laranja para tempestades e chuvas intensas. Um deles atinge o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e litoral do Paraná, e extremos sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, onde a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de ventos fortes entre 60 e 100 km/h e até queda de granizo.

Os outros três alertas laranja de chuvas intensas atingem o norte do Amazonas e parte de Roraima; o norte do Amapá; e o interior do Pará junto ao leste do Amazonas. Nestes locais, as precipitações estimadas variam entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos.

Por fim, foram emitidos quatro alertas amarelos, de perigo potencial, para chuvas intensas e tempestades que envolvem Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas e Pará.

Créditos: Revista Oeste

Modo Noturno