Internacional
18:07

Iraniano no Brasil prevê queda do regime, alerta para possível conflito sangrento

Um iraniano que imigrou para o Brasil em 2017 acredita que o regime iraniano está perto de cair, mas alerta que essa mudança pode vir acompanhada de muita violência.

Em entrevista à CNN, Kamiri, que saiu do Irã para fugir da repressão governamental, compartilhou suas preocupações sobre a situação atual no país.

Ele afirmou estar muito preocupado por não conseguir contato com sua família há mais de 80 horas devido aos bloqueios de internet e cortes de energia feitos pelo governo iraniano. “Temos notícias também de cortes de luz”, explicou.

Kamiri, que já participou de protestos no Irã, descreve o regime como cruel contra seus opositores. “Eu já participei das manifestações no Irã. E sei como eles são cruéis”, afirmou.

Mesmo com a apreensão, ele também expressou esperança: “Sinto uma alegria, porque eu e muitos iranianos acreditamos que desta vez o regime vai acabar”.

Ele destacou que os protestos atuais têm uma característica diferente, pois começaram no bazar tradicional, evidenciando problemas básicos da população, como dificuldade de acesso à comida. “O povo realmente tem problema de comida”, comentou, indicando que a crise econômica agrava o descontentamento.

Contudo, Kamiri alertou que o processo pode ser violento: “É preocupante porque muita gente vai morrer e esse regime não respeita direitos humanos nem ética. Eles vão querer um banho de sangue para sair”.

Kamiri deixou o Irã em 2017 buscando refúgio no Brasil para escapar da repressão que, segundo ele, viola direitos humanos e princípios éticos fundamentais. Sua visão traz uma perspectiva direta dos conflitos internos enfrentados no Irã.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno