Internacional
18:09

Israel recebe corpo do soldado Hadar Goldin, morto em conflito de 2014 em Gaza

Israel recebeu o que o Hamas afirma ser o corpo do tenente Hadar Goldin, um soldado israelense que morreu há mais de dez anos em Gaza, informou o gabinete do primeiro-ministro no domingo, 9 de novembro de 2025.

Goldin foi morto nos últimos dias da guerra entre Israel e Hamas em 2014, e seu corpo permaneceu retido em Gaza desde então.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que os testes para confirmar a identidade do corpo começariam “imediatamente” após a entrega.

Conforme ocorrido em outras devoluções de reféns, o Hamas entregou o corpo à Cruz Vermelha Internacional, que por sua vez transferiu para as Forças Armadas de Israel. Essa entrega faz parte do acordo de cessar-fogo firmado há um mês que encerrou o pior momento dos combates em Gaza.

Em comunicado divulgado no sábado à noite, a família de Goldin afirmou que está “aguardando o retorno de Hadar”. Eles disseram que o chefe das Forças Armadas de Israel os informou sobre o grande esforço feito para repatriar o soldado.

A família tem lutado por anos para que Goldin retorne, destacando o compromisso de Israel com o princípio de jamais abandonar os seus soldados em conflito. A campanha internacional pela libertação dos reféns, feita após o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023, renovou a atenção sobre esta causa.

Goldin foi um dos últimos cinco reféns cujos corpos ficaram em Gaza. No acordo inicial do cessar-fogo mediado pelos EUA, o Hamas deveria devolver todos os reféns, vivos ou mortos.

A inteligência israelense já avaliava que o Hamas poderia não conseguir localizar e devolver todos os reféns mortos restantes em Gaza.

Goldin faleceu em 1º de agosto de 2014, poucos dias antes da retirada das tropas israelenses de Gaza. Ele tinha 23 anos e foi uma das 68 mortes israelenses registradas durante o conflito de um mês e meio.

Mais de 2.200 palestinos também morreram nesse conflito, segundo dados das Nações Unidas.

Se a identificação do corpo for confirmada, Goldin será o quarto refém morto cujo corpo ainda está em Gaza. Três deles são israelenses mortos no ataque de 7 de outubro de 2023 e cujos corpos foram levados para Gaza. O quarto é um cidadão tailandês sequestrado no mesmo ataque, que o governo da Tailândia declarou morto em maio de 2024.

Créditos: R7

Modo Noturno