Internacional
03:04

Israel reduzirá à metade ajuda permitida em Gaza, afirma ONU

Israel informou à ONU que permitirá a entrada de apenas 300 caminhões de ajuda na Faixa de Gaza a partir desta quarta-feira (15), não autorizando a entrada de combustível ou gás, exceto para necessidades específicas da infraestrutura humanitária, conforme nota consultada pela agência Reuters e confirmada pelas Nações Unidas.

Essa quantidade corresponde à metade dos veículos de ajuda combinados anteriormente autorizados.

Olga Cherevko, porta-voz do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários em Gaza, confirmou que a ONU recebeu essa nota do Cogat, órgão do Exército israelense encarregado do controle do fluxo de ajuda para Gaza.

Na sexta-feira (10), o Cogat havia informado que esperava a entrada diária de cerca de 600 caminhões de ajuda durante o cessar-fogo.

A nota da agência, conforme vista pela Reuters, explica que as restrições são impostas porque “o Hamas violou o acordo relativo à libertação dos corpos dos reféns”.

De acordo com o acordo mediado pelos Estados Unidos, o Hamas e aliados deveriam liberar todos os reféns vivos e os corpos dos mortos em até 72 horas após o anúncio do cessar-fogo.

No entanto, apenas oito dos 28 corpos foram entregues a Israel. Conforme noticiado pela CNN na semana passada, Israel avalia que o Hamas pode não conseguir localizar e devolver todos os restos mortais.

A CNN não conseguiu confirmar de forma independente o número relatado pela Reuters e buscou contato com autoridades israelenses, incluindo o Cogat.

*com informações da Reuters

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno