Jair Bolsonaro passa por terceiro procedimento cirúrgico em menos de uma semana
Jair Bolsonaro (PL) deve realizar nesta segunda-feira (29) o terceiro procedimento cirúrgico em menos de uma semana. O ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília (DF), foi autorizado na última quinta-feira (25) a passar por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral.
No sábado (27), Bolsonaro foi submetido a um procedimento para tratar crises frequentes de soluço, chamado bloqueio do nervo frênico. Hoje, será realizado um complemento desse procedimento com o objetivo de eliminar definitivamente os soluços.
Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, fez um pedido de oração nas redes sociais pela manhã, expressando gratidão e solicitando orações pelo líder, por Israel e pelo Brasil.
À tarde, ela informou que Bolsonaro havia sido levado ao centro cirúrgico para a realização do segundo bloqueio anestésico do nervo frênico, pedindo orações pela equipe médica e pelo paciente.
Jair Renan (PL), filho mais novo do ex-presidente, afirmou que Bolsonaro estava em jejum e sonolento enquanto aguardava a cirurgia. Ele visitou Bolsonaro no hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente está internado.
“Meu pai não está bem. Se estivesse bem, não estaria fazendo cirurgia”, declarou o vereador ao deixar o hospital.
O procedimento adotado visa reduzir temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, o que ajuda a interromper os soluços persistentes. A técnica consiste na aplicação de anestesia local próxima ao nervo e é indicada apenas quando outros tratamentos não surtem efeito e os soluços prejudicam muito a qualidade de vida do paciente.
O cirurgião Cláudio Birolini informou que a internação deve durar de cinco a sete dias. Bolsonaro permanecerá em observação por pelo menos 48 horas após o procedimento de hoje. Caso não haja intercorrências, ele poderá ter alta.
Além disso, o ex-presidente seguirá com fisioterapia para reabilitação, medidas para prevenção de trombose venosa e cuidados clínicos gerais.
As informações foram complementadas com dados de O Globo.
Créditos: NSC Total