Internacional
00:06

Javier Milei conquista vitória surpreendente nas eleições legislativas argentinas

Após meses de instabilidade, incluindo uma derrota nas eleições legislativas da província de Buenos Aires em 7 de setembro, escândalos de corrupção e uma crise econômica que exigiu auxílio de Donald Trump, o presidente argentino Javier Milei obteve uma vitória sólida nas eleições nacionais de meio de mandato realizadas no domingo (26/10).

Nessa votação, os argentinos renovaram metade da Câmara dos Deputados (127 legisladores) e um terço da Câmara Alta (24 senadores), manifestando, sobretudo, apoio ao atual presidente.

Com 91% dos votos apurados, o partido governista Libertad Avanza alcançou 40,84% dos votos, conquistando vitórias expressivas na capital Buenos Aires e nas províncias de Córdoba e Santa Fé.

O jornal argentino La Nación classificou o resultado como um “triunfo surpreendente” de Milei, que venceu em quase todo o país. Analistas esperavam um desempenho inferior da sigla presidencial.

A maior surpresa foi a redução da diferença na província de Buenos Aires, principal colégio eleitoral, onde há pouco mais de um mês e meio Milei havia perdido por 14 pontos para a oposição peronista, mas agora aparece à frente por menos de um ponto.

A eleição também foi marcada por alta abstenção: a Câmara Nacional Eleitoral informou que apenas 66% do eleitorado votou, em um país onde o voto é obrigatório.

Tradicionalmente, as eleições legislativas argentinas são vistas como um referendo ao governo, que busca ampliar sua base no Congresso.

Com o resultado, Milei supera o momento considerado o mais difícil do seu governo desde que assumiu a Presidência em dezembro de 2023.

Nos últimos meses, ele enfrentou uma derrota na maior província do país, queda na popularidade, acusações de corrupção contra sua irmã Karina, uma de suas conselheiras próximas, problemas econômicos e dificuldades na relação com o Congresso.

Créditos: G1 Globo

Modo Noturno