Notícias
14:10

Justiça argentina decide pela extradição de 5 brasileiros condenados por 8 de janeiro

A Justiça da Argentina definiu na quarta-feira (3 de dezembro de 2025) a extradição de cinco brasileiros condenados pela invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Os condenados, com penas variando de 13 a 17 anos de prisão no Brasil, fugiram para o país vizinho e foram presos em novembro de 2024. Os nomes são Ana Paula de Souza, Wellington Firmino, Rodrigo de Freitas, Joelton Gusmão Oliveira e Joel Borges Corrêa.

A audiência foi conduzida pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal em Buenos Aires, com julgamento individual de cada caso. Conforme o portal UOL, a prisão preventiva dos cinco foi mantida. Os fundamentos para a decisão serão divulgados no dia 9 de dezembro, quando os condenados poderão apresentar recurso à Suprema Corte argentina.

De acordo com o UOL, os brasileiros foram representados por advogados argentinos e alegaram inocência, além de perseguição política no Brasil. Rodrigo de Freitas afirmou ao juiz ser “uma pessoa de bem, não um criminoso”.

Os cinco também solicitaram refúgio político à Conare, comissão para refugiados da Argentina. Caso o refúgio seja concedido, a extradição será cancelada.

Em junho de 2024, o governo argentino enviou uma lista de procurados presentes em seu território. Na época, a Polícia Federal estimava que cerca de 180 pessoas envolvidas nos atos extremistas em Brasília estavam espalhadas pelo país.

O pedido de extradição foi feito em outubro de 2024 pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Créditos: Poder360

Modo Noturno