Internacional
00:08

Líderes europeus celebram acordo histórico Mercosul-UE após 25 anos

Representantes de países europeus celebraram nesta sexta-feira, 9, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O chanceler alemão, Frederich Merz, destacou a assinatura como ‘um marco’ na política comercial da Europa.

Merz ressaltou em sua conta no X que o acordo é um forte sinal da soberania estratégica e da capacidade de ação europeia. Ele também destacou que, embora seja benéfico para a Alemanha e a Europa, as negociações por 25 anos foram demoradas e que é necessário avançar mais rápido.

Em Portugal, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota afirmando que o acordo representa um ‘marco histórico’ na relação entre os dois blocos, ressaltando que fomenta a prosperidade transatlântica e envolve mais de 700 milhões de cidadãos.

A ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl-Reisinger, comemorou a aprovação do acordo, mesmo com o voto contrário de seu país. Ela expressou sua emoção pela maioria dos Estados-membros da UE que apoiam a assinatura e acrescentou que a economia, os negócios e a prosperidade da Áustria serão amplamente beneficiados.

Mais cedo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também celebrou o avanço, afirmando que o acordo trará benefícios significativos para consumidores e empresas dos dois lados. Ela destacou que o acordo inclui salvaguardas para proteger os meios de subsistência e que haverá intensificação dos controles de importação para garantir o cumprimento das regras, inclusive pelos importadores.

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que o acordo permitirá às empresas espanholas acessar novos mercados, aumentar exportações e gerar mais empregos.

Créditos: Correio do Povo

Modo Noturno