Política
21:07

Lula celebra fim das sanções dos EUA contra ministro Moraes como avanço democrático

O presidente Lula (PT) comemorou a retirada das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“A tua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira”, afirmou o presidente. Lula e Moraes participaram do lançamento do canal SBT News hoje, onde ambos discursaram.

Lula compartilhou uma conversa recente com o então presidente americano Donald Trump. “Na conversa que tive com o Trump na semana passada, ele perguntou: ‘É bom para você?’. Respondi: ‘Não é bom para mim, é bom para o Brasil. Bom para a democracia brasileira. Não está tratando de amigo para amigo, está tratando de nação para nação. A Suprema Corte, para nós, é algo muito importante’.”

Entretanto, Lula criticou Trump por “punir” autoridades estrangeiras com suas próprias leis. “Não é possível que um presidente de um país possa punir, com as leis dele, autoridades de outro país que estão exercendo a democracia.”

Com essa decisão dos EUA, todas as restrições financeiras e territoriais direcionadas a Moraes ligadas à Magnitsky foram revogadas. As sanções impediam ele de transitar, possuir propriedades nos Estados Unidos, ou realizar negócios em dólar ou com entidades americanas.

Também foram suspensas as sanções similares aplicadas à sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, e ao Lex Instituto de Estudos Jurídicos Ltda., ligado à família do ministro.

Moraes sofria essas sanções desde 30 de julho. O governo Trump o acusava de violar direitos humanos em sua função como relator do processo da trama golpista que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão, além das decisões que removeram conteúdos de usuários baseados nos EUA em redes sociais americanas.

Créditos: UOL Notícias

Modo Noturno