Política
01:03

Lula comenta manifestações contra PEC da Blindagem e PL da Anistia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que as manifestações realizadas no domingo (21/9) contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia refletem o posicionamento da população contrária a esses temas.

“Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia”, afirmou Lula em publicação na rede social X.

A mensagem foi acompanhada por um mosaico com seis fotos de manifestações em diferentes regiões do país. O presidente também aconselhou os parlamentares a focarem em ações que beneficiem a população.

“O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, afirmou Lula.

Na última semana, as propostas da blindagem e da anistia passaram por votações na Câmara dos Deputados, enquanto o governo busca avançar na votação de projetos do Executivo, como a redução do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara em 16/9, determina que parlamentares só possam ser investigados ou presos com autorização dos colegas. Agora, aguarda análise no Senado.

O PL da Anistia prevê perdão ou redução de pena para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e na tentativa golpista. O projeto recebeu regime de urgência na Câmara e espera votação no Plenário.

As manifestações contra a PEC e o PL ocorreram nas 27 capitais brasileiras durante o domingo, convocadas por políticos de esquerda, movimentos sociais, influenciadores e artistas.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, e em Copacabana, no Rio de Janeiro, cerca de 41 mil pessoas estiveram presentes em cada local, segundo estimativa do Monitor do Debate Político da USP.

Em várias cidades, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, os atos contaram com apresentações artísticas.

Créditos: Metropoles

Modo Noturno