Lula destaca saída do Mapa da Fome e combate ao ‘tarifaço’ em mensagem de Natal
Na tradicional mensagem de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou, nesta quarta-feira (24), a saída do Brasil do Mapa da Fome e o avanço das negociações com o governo de Donald Trump diante do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos.
O presidente também destacou a retomada de programas sociais como Gás do Povo e Pé-de-Meia, além de indicar o fim da escala de trabalho de seis dias com apenas um de descanso (6×1) como prioridade para o próximo ano.
O início do discurso reafirmou que, neste ano, aqueles que desejaram o fracasso do país, entre eles os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, acabaram derrotados.
Lula afirmou: “Meus amigos e minhas amigas, vencemos mais um ano. É tempo de juntar a família, renovar as energias e celebrar a vida. Quando os fogos brilharem no céu, na noite do dia 31, estará encerrado um ano histórico no Brasil.” Ele lembrou que, apesar dos desafios, o povo brasileiro foi o grande vencedor no período.
Um dos destaques foi a saída do Brasil do Mapa da Fome, que sinaliza o fim da insegurança alimentar para milhões de pessoas. O país havia saído desta condição em 2014, mas a fome voltou a afetar 33 milhões de brasileiros. Por isso, o governo relançou o Bolsa Família, apoiou a agricultura familiar, valorizou o salário mínimo e investiu na geração de empregos e alimentação escolar.
Outra conquista foi o fim do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, o que resultará em dinheiro extra para milhões de famílias, ajudando na economia do país.
O presidente destacou o lançamento do programa Agora Tem Especialistas, que reduz o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS, e a continuidade dos programas Pé-de-Meia, Gás do Povo e Luz do Povo, que beneficiam as famílias mais humildes.
O Minha Casa, Minha Vida voltou a atender a classe média, complementado pelo programa Reforma Casa Brasil, para garantir moradia digna. A transposição do rio São Francisco, maior obra hídrica do mundo, está levando água a milhões de famílias no Nordeste.
Lula ressaltou ainda a atuação do Novo PAC, que promove trabalho e desenvolvimento em todo o país. O ano terminou com a menor taxa de desemprego da história, recordes na geração de empregos com carteira assinada e a maior renda média dos trabalhadores.
Os avanços também refletem nos menores índices históricos de pobreza e desigualdade. Só neste ano, dois milhões de pessoas deixaram o Bolsa Família por melhoria de renda. A nova Carteira Nacional de Habilitação ficou até 80% mais barata.
Lula reconheceu os desafios da criminalidade e afirmou que a Polícia Federal conduziu a maior operação contra o crime organizado, atingindo pela primeira vez os altos escalões. Ele reafirmou que a violência contra a mulher não será tolerada, assumindo o compromisso de liderar um esforço nacional com a participação dos homens como aliados.
O presidente destacou o retorno do respeito internacional ao Brasil, com recorde histórico de nove milhões de turistas estrangeiros e a confirmação da COP 30 em Belém do Pará, evidenciando a liderança brasileira em questões climáticas.
Quanto ao “tarifaço” dos EUA, afirmou que o país apostou na diplomacia, protegeu suas empresas e ultrapassou 500 novos mercados para produtos brasileiros, preservando a soberania e a democracia.
Por fim, o presidente ressaltou o compromisso de combater privilégios para garantir direitos a todos, destacando a importância de acabar com a escala 6×1, permitindo mais descanso sem redução salarial.
Lula concluiu desejando um feliz Natal e Ano-Novo cheio de paz, prosperidade e conquistas para todas as famílias brasileiras.
Créditos: Itatiaia