Política
15:06

Lula e Trump iniciam negociações para retirar tarifas americanas a produtos brasileiros

Lula e Trump se reuniram na Malásia no domingo (27) e começaram as negociações para eliminar as tarifas de 50% que os Estados Unidos impuseram a produtos brasileiros.

Trump qualificou o encontro como “muito bom”, enquanto Lula afirmou acreditar que “vamos fazer um bom acordo” nas negociações que se iniciam na segunda-feira.

Críticos do governo Lula minimizaram a importância do encontro entre os presidentes do Brasil e dos EUA. Entre eles, Eduardo Bolsonaro chamou a foto dos dois líderes de uma “humilhação pública do regime de exceção”, ao considerar o Brasil uma ditadura.

Paulo Figueiredo, aliado de Eduardo Bolsonaro, resumiu a reunião como “um grande nada”. Ele e Eduardo atuaram no governo americano para sancionar autoridades brasileiras, incluindo a imposição da Lei Magnitsky no ministro Alexandre de Moraes, do STF, e sua esposa.

No círculo de Eduardo Bolsonaro, a foto de Lula e Trump foi vista como uma derrota, apesar das tentativas públicas de minimizar a reunião e valorizar a menção de Trump a Bolsonaro.

Já dentro do Palácio do Planalto, Eduardo Bolsonaro é tratado ironicamente como um cabo eleitoral do petista para 2026.

Na 47ª Cúpula da ASEAN, em Kuala Lumpur, Malásia, Lula e Trump firmaram o início dos contatos diplomáticos, com expectativa de avanços nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Créditos: g1

Modo Noturno