Lula e Trump se reúnem na Malásia para discutir tarifaço e sanções
Neste domingo (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma reunião em Kuala Lumpur, na Malásia, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os dois líderes se encontram no país asiático para acompanhar encontros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Este é o primeiro encontro oficial entre Lula e Trump desde o início da crise provocada pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Eles já haviam conversado por telefone no início deste mês e se encontrado casualmente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, quando Trump demonstrou abertura para o diálogo com o líder brasileiro.
Durante o voo no Air Force One, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o Brasil é um país “grande e importante”, mas mencionou questões existentes entre os países, especialmente relativas a algumas pessoas localizadas no Brasil.
Rubio acrescentou que o presidente Trump pretende explorar maneiras de superar as diferenças, reconhecendo que isso levará algum tempo.
Os assuntos relacionados ao tarifaço e às sanções impostas a autoridades brasileiras devem estar na pauta da reunião entre Lula e Trump.
Créditos: g1