Internacional
03:07

Lula espera que UE e Mercosul assinem acordo no próximo sábado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta terça-feira, 16, sua expectativa para que o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, assinem o acordo entre a União Europeia e o Mercosul no próximo sábado, dia 20.

Durante uma reunião do Conselho de Participação Social no Palácio do Planalto, Lula comentou que tanto a União Europeia quanto o Mercosul estão dispostos a fechar o acordo, porém há um impasse. Ele informou que Macron está preocupado com os produtores rurais franceses que temem perder competitividade diante do Brasil.

Lula ressaltou que o Mercosul tem feito mais concessões que os países europeus e apelou para que Macron e Meloni assumam a responsabilidade de concluir a assinatura no fim de semana.

Segundo ele, a resistência à assinatura se deve a um clima de rebeldia na França, mas reforçou que os produtos brasileiros e franceses são diferentes e não concorrem diretamente. “Estamos cedendo mais do que eles. Espero que meu amigo Macron e a primeira-ministra Meloni, da Itália, tragam a boa notícia de que vão assinar o acordo”, afirmou.

O presidente disse que as negociações ocorrem há 26 anos e envolvem um PIB total de US$ 22 trilhões. Também mencionou as discussões com os Estados Unidos sobre tarifas impostas durante o governo Donald Trump, destacando que escolheu negociar com o país norte-americano em pé de igualdade.

Lula ainda celebrou a remoção das sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e sua família.

Créditos: Correio do Povo

Modo Noturno