Lula sanciona aumento de 8% para Judiciário em 2026 e veta reajustes futuros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 22, um reajuste de 8% para os servidores do Judiciário, válido a partir de julho de 2026. Contudo, vetou os dispositivos do projeto que previam aumentos iguais para os anos de 2027 e 2028.
Na mensagem aos parlamentares publicada no Diário Oficial da União, Lula justificou o veto afirmando que não poderia ampliar as despesas para além do seu atual mandato presidencial.
A proposta, encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada pela Câmara dos Deputados em setembro e pelo Senado em novembro deste ano. O relator no Senado, senador Omar Aziz (PSD-AM), esclareceu que o reajuste não representa aumento real, mas uma reposição em função da inflação, uma vez que os servidores do Judiciário não recebem aumento desde 2019.
O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sindjus) informou que planeja mobilizar-se para tentar derrubar os vetos ao reajuste. De acordo com o sindicato, a meta é garantir o índice de 25,97% encaminhado pelo STF e aprovado pelo Congresso.
Créditos: Veja Abril