Internacional
14:07

Maduro pede que brasileiros apoiem a Venezuela em defesa da paz e soberania

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela, pediu na quinta-feira (4 de dezembro de 2025) que os brasileiros saiam às ruas em apoio “à paz e à soberania” do seu país.

A declaração foi feita em um programa de televisão, no momento em que Maduro recebia um boné do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Durante o discurso, ele mesclou português e espanhol para afirmar que “a vitória pertence” à Venezuela.

“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, disse Maduro.

Ele ainda convocou o povo brasileiro a se manifestar: “Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Estou falando para vocês toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil”.

A fala do líder venezuelano ocorreu no mesmo dia em que os Estados Unidos realizaram mais um ataque a um barco. Desde 2 de setembro, os norte-americanos atacaram 23 embarcações, resultando em 87 mortos. A Casa Branca afirma que tais ações têm como objetivo combater o narcotráfico.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, já declarou estar disponível para mediar a situação entre a Venezuela e os Estados Unidos. Em outubro, durante um encontro na Malásia com o então presidente norte-americano Donald Trump, do Partido Republicano, Lula afirmou que a América Latina é uma região de paz e pode ajudar a buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas.

Créditos: Poder360

Modo Noturno