Manifestantes protestam contra PEC da Blindagem e anistia em BH
Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (21) na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, para protestar contra a PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares. O ato foi convocado por movimentos sociais de esquerda, sindicatos, lideranças políticas governistas e artistas.
A cantora mineira Fernanda Takai participou do protesto, apresentando-se em um carro de som. Outros músicos locais, como Renegado, também participaram com um show musical de protesto.
Os manifestantes também criticaram o projeto de anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado que está em análise no Congresso. Durante a manifestação, os manifestantes gritavam “sem anistia” e pediam a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na trama golpista.
Beatriz de Souza, médica e participante do ato, usava verde e amarelo e carregava a bandeira do Brasil. Ela afirmou que a PEC aprovada pela Câmara reforça a impunidade no país.
O analista de sistemas Jaquelino Brum levou um cartaz contra a PEC e afirmou que a medida concede mais privilégios aos políticos.
O músico Vanderlei Nestor comentou que a presença popular nas ruas pressiona o Senado a derrubar a medida.
Políticos de esquerda e da oposição ao governador Romeu Zema (Novo) também participaram. Destacou-se a deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede, que alertou para os prejuízos da PEC à legislação brasileira.
A deputada federal Célia Xacriabá (PSOL-MG) marcou presença no protesto em Belo Horizonte.
A manifestação começou às 9h e seguiu pelas ruas do Centro, passando pela Praça Sete e Praça da Estação. Cidades do interior mineiro, como Juiz de Fora e Uberlândia, também tiveram protestos.
Mais de 30 cidades em todo o país convocaram manifestações contra a PEC da Blindagem.
Créditos: cbn