Internacional
18:05

Milei critica Lula no Mercosul e elogia pressão dos EUA sobre Venezuela

O presidente da Argentina, Javier Milei, manifestou oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do Mercosul, realizada no sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR). Ele elogiou a “pressão” exercida pelos Estados Unidos sobre a Venezuela.

Milei afirmou que a Venezuela passa por uma crise política e humanitária severa. Segundo ele, a ditadura de Nicolás Maduro projeta uma “sombra escura” sobre a região. O presidente argentino destacou o apoio dos Estados Unidos e do ex-presidente Donald Trump à libertação do povo venezuelano, afirmando que é hora de abandonar uma postura tímida em relação ao tema.

Mais cedo, durante seu discurso de abertura na Cúpula, o presidente Lula alertou que uma intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela representaria uma “catástrofe humanitária” e um “precedente perigoso” para o cenário mundial.

Lula afirmou que os limites do direito internacional estão sendo testados e que essa ação militar teria consequências graves para o hemisfério e para o mundo.

Essas declarações ocorrem em meio a um aumento da tensão entre o governo do venezuelano Nicolás Maduro e o dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. Desde agosto, os EUA têm mobilizado recursos militares no Caribe, inicialmente justificando a operação como um esforço no combate ao tráfico internacional de drogas.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno