Ministro Mendonça ordena bloqueio de R$ 390 milhões do Sindnapi
O ministro André Mendonça, relator da Operação Sem Desconto no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 390 milhões em bens e valores do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).
A entidade tem como vice-presidente o diretor José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, que é irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O valor representa descontos que o sindicato teria realizado ilegalmente, sem autorização dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As investigações apontam irregularidades ocorridas entre 2021 e janeiro deste ano.
Na decisão, Mendonça destacou suspeitas fortes de que membros do Sindnapi integravam uma organização criminosa que causava prejuízo a aposentados e pensionistas. Após as fraudes, os recursos obtidos eram “lavados” para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
O ministro considerou informações da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que indicaram movimentações financeiras atípicas, autorizando também a quebra de sigilo fiscal e bancário da entidade e de seus dirigentes desde 2020.
Na quinta-feira, dirigentes do sindicato foram alvos de mandados de busca e apreensão realizados pela Polícia Federal, em operação também autorizada por Mendonça.
Em nota, o Sindnapi nega a prática dos descontos ilegais em seus associados.
Créditos: CNN Brasil