Morre Kongjian Yu, arquiteto chinês criador do conceito de cidades-esponja
Faleceu Kongjian Yu, renomado arquiteto paisagista e urbanista da China, conhecido por idealizar o conceito de cidades-esponja. Essa ideia propõe a criação de áreas verdes, como parques arborizados que possam alagar, permitindo que a água das chuvas seja absorvida pelo solo de forma eficiente.
Yu tinha 62 anos e morreu em um acidente aéreo ocorrido em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, região do Pantanal. Ele esteve recentemente no Brasil para ministrar uma palestra na abertura da Bienal de Arquitetura de São Paulo, evento realizado no parque Ibirapuera, onde suas obras também estavam em exposição.
Atuando como professor na Universidade de Pequim e consultor do governo chinês em projetos urbanos, Yu sustentava a ideia de que se deve conviver com a água, e não combatê-la. Seu conceito busca evitar enchentes por meio da criação de espaços naturais que recebem a água, diferentemente dos métodos tradicionais baseados em canalizações e muros de contenção.
Sua inspiração veio de sua infância numa vila da província de Zhejiang, durante o fim da Revolução Cultural, quando observou que as gerações anteriores haviam aprendido a conviver com a água, construindo terraços e lagoas para armazenar o excesso de água nos períodos chuvosos.
Créditos: Folha de S.Paulo