Internacional
06:31

Nasa detecta erupção solar intensa e alerta para impacto na Terra

Nasa detecta erupção solar intensa e alerta para impacto na Terra

Na manhã de quarta-feira (4/2), o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa registrou uma erupção solar de classe X4.2, considerada de alta intensidade. O evento, detectado às 7h13 (horário dos EUA), representa o auge de uma atividade solar crescente desde a terça-feira (3/2).

A Nasa emitiu um alerta devido à erupção. O Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que uma ejeção de massa coronal ligada à erupção deve passar próxima à Terra. Espera-se que a maior parte desse material transite ao norte e leste do planeta no final do dia 5 de fevereiro, com a possibilidade de causar impactos indiretos.

As tempestades solares podem afetar a comunicação, pois a radiação da erupção provoca perda total do sinal em bandas de alta frequência nas áreas iluminadas da Terra. Usuários de rádio podem enfrentar interrupções que duram de minutos até horas.

As erupções solares são classificadas por letras, sendo a classe X a mais potente, com o número indicando a força dentro dessa categoria. Embora erupções deste nível não ocorram com frequência, são eventos previstos pela comunidade científica.

Créditos: Metropoles

Modo Noturno