Internacional
06:06

Negociador do Hamas detalha exigências para reunião sobre cessar-fogo

Khalil Al-Hayya, principal negociador do Hamas, afirmou que pretende manter discussões de cessar-fogo “responsáveis e sérias” durante sua estadia no Egito, onde se reunirá com representantes de Israel e dos Estados Unidos.

Em entrevista à mídia estatal egípcia Al Qahera News na terça-feira (7), Al-Hayya reafirmou seu compromisso de representar os objetivos e aspirações do povo palestino por estabilidade, liberdade, criação de um estado e autodeterminação.

Ele declarou que o propósito direto da visita é encerrar a guerra, garantir a retirada da ocupação israelense de Gaza e realizar uma troca completa de prisioneiros, envolvendo a libertação de todos os prisioneiros israelenses, vivos e mortos, em troca dos presos palestinos.

Al-Hayya também agradeceu ao então presidente dos EUA, Donald Trump, por seus esforços vigorosos para impedir o conflito.

O oficial do Hamas alertou que as mortes, bombardeios, destruição e o corte da ajuda à população continuam, principalmente no norte da Faixa de Gaza, justamente dois anos após Israel lançar uma ofensiva na região, em resposta aos ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

O grupo busca estabelecer medidas e mecanismos para o fim permanente das hostilidades. “Queremos procedimentos e garantias dos países patrocinadores e do presidente Trump para que a guerra cesse definitivamente e não retorne”, acrescentou Al-Hayya.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno