Política
20:06

NYT: Brasil desafiou tarifas de Trump e saiu vitorioso

O jornal The New York Times afirmou que o Brasil desafiou e saiu vitorioso contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros.

Segundo o jornalista Jack Nicas, Trump tentou impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse preso, mas não teve sucesso. O texto também indica que Trump agora está “seguindo em frente”.

Quando questionado sobre a prisão de Bolsonaro, Trump declarou ser “uma pena”. A declaração foi dada no sábado, poucas horas após a prisão do ex-presidente.

O New York Times lembrou que em julho Trump enviou uma “carta furiosa” ao Brasil, pedindo que deixasse Bolsonaro em paz, e impôs tarifas de 50% ao país. Na ocasião, Bolsonaro era visto como um grande vencedor, mas agora o jornal afirma que ninguém envolvido perdeu mais.

O jornal destaca que os Estados Unidos prometeram retaliação após a condenação de Bolsonaro, mas isso nunca ocorreu de fato. Pelo contrário, Trump iniciou uma relação com Lula, adversário de Bolsonaro nas últimas eleições.

Quase cinco meses depois, Trump teria “praticamente admitido a derrota”. Bolsonaro está preso cumprindo uma pena de 27 anos, e Trump, após um encontro cordial com Lula, removeu as tarifas mais significativas contra o Brasil.

Para o NYT, a prisão de Bolsonaro representa um “contraste impressionante” nos destinos de ambos, já que tanto Trump quanto Bolsonaro tentaram se manter no poder depois de perderem eleições.

A vitória brasileira também é vista como um “exemplo claro” das limitações de Trump nas relações internacionais. O jornal aponta que ele demonstrou incapacidade de forçar governos estrangeiros e inclinação a abandonar aliados em favor de rivais quando lhe convém.

No campo interno, a Casa Branca enfrenta pressões para reduzir preços para os americanos, enquanto as tarifas impostas ao Brasil tiveram o efeito contrário, elevando os preços da carne bovina, do café e de outros produtos.

A intervenção de Trump no Brasil foi uma tentativa incomum de influenciar um caso jurídico importante de um aliado usando ferramentas poderosas, mas as instituições brasileiras o ignoraram. O aparente reconhecimento da derrota pelo ex-presidente americano mostra que seus esforços foram em vão, conforme trecho publicado pelo jornal.

Créditos: UOL

Modo Noturno